CASA DE PÁSSARO É ASSIM

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O PIOLHO

Uma das grandes Preocupações dos criadores de aves são sem sombra de duvida os piolhos, e principalmente na época de criação..

As tres principais espécies e as que mais encómodos e danos provocam são:

Piolho Vermelho (Dermanyssus Galliani)


Piolho Negro (Amalga Negro)


Piolho cinzento (Picobia Bipectinata)


O piolho cinzento e o piolho negro alimentam-se de descamaçoes da pele e das penas das aves, só pontualmente chupam sangue, estes dois tipos de piolho são considerados um problema efectivo se, se multiplicarem deforma descontrolada.


O piolho atacando de forma continua pode levar os passarinhos a um estado debilitado tal que provoca a sua morte, principalmente os pequenos pasarinhos jovens que se encontram no ninho, sem qualquer defesa.


Os passarinhos jovens atacados de forma continua ficam como que esbranquiçadas, e morrem fracas e débeis..


Como Detectar A presença De Piolhos Nos Seus Passarinhos...


O passarinho infestado de piolhos, mostra-se muito inquieta e agitada, e tenta a todos os modos livrar-se do parasita, quer atravez de banhos no bebedouro quer picando-se constantemente, o que vai provocar um estado menos bom a plumagem.


Todos estes esforços continuos vão provocar um enfraquecimento dos passarinhos, inclusivamente podera acontecer que os machos dexem de cantar..


Piolho Negro..
Por um simples exame aos passarinhos detecta-se este piolho, basta estender a asa da ave, e observa-la a contraluz, vão notar-se uns pequenos pontos que se deslocam rapidamente ao longo das rémiges.


Piolho Cinzento..Vive preferencialmente nos barbados das penas, e tambem com um exame com cuidado ao passarinho pode detectar este parasita.


Piolho Vermelho..
Este piolho, não vive no passarinho, sendo um animal nocturno só ataca as nossas aves durante a noite, estando escondido durante o dia, nos mais diversos locais da gaiola:


Poleiros ocos


Ninhos

Fréchas das gaiolas

Material de tecido

Inclusivamente podem estar escondidos a distancias consideraveis das gaiolas e atacarão durante a noite...


Esta espécie quando não controlada vive em colónias de milhares de piolhos....

Reggio Emilia - Pintassilgos