CASA DE PÁSSARO É ASSIM

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MUTAÇÃO OPALA NOS CANÁRIOS DE COR

MUTAÇÃO OPALA NOS CANÁRIOS DE COR


Os criadores que pretenderem criar e seleccionar esta mutação, devem ter uma ideia muito clara do standard, especialmente em relação à acção de redução e apresentação da melanina sobre a plumagem, assim como da tabela de cruzamentos. OPALA Este carácter aparece por mutação genética, modificando a estrutura da pena e transforma os grânulos de eumelanina negra em cinza azulado, eliminando por completo a eumelanina castanha e a fhaeomelanina. Estes últimos poderão apresentar-se unicamente em alguns exemplares das séries negras e Ágatas.


O factor opala é um factor de refracção por excelência, pelo que na realidade deverá falar-sede ambos os factores (Opala e Refracção) modificarem a estrutura da pena.


Negro Opala: Existem no Branco, Amarelo, Vermelho e possibilidade do Marfim.


As características típicas são o de apresentarem um factor de redução melanica que só deverá influenciar o manto (penas principais e plumagem), deixando inalterada a característica fundamental dos negros, ou seja a completa oxidação das patas e do bico e manifestação máxima da melanina negra com tonalidade cinza azulada, desaparecendo quase por completo a estrutura fhaeomelanica, aparecendo o lipocromo de fundo extremamente luminoso, sub-plumagem cinza pérola.

Castanho Opala: Existem nas cores Branco, Amarelo, Vermelho e possibilidade do


Marfim.


As características típicas destas aves são o de o factor opala provocar o quase desaparecimento total da estrutura melanina, tanto a fhaeomelanica como a eumelanica, devendo deixar evidentes ligeiras estrias castanhas sobre um fundo oculto. O bico, patas e unhas são de cor de pele.


Ágata Opala: Existem nas cores Branco, Amarelo, Vermelho e possibilidade do Marfim.


A sobreposição do factor opala na diluição do ágata, dá origem a um canário similar ao negro opala, mas mais diluído. As melaninas no dorso, cabeça e flancos permanecem intactos, isto é da mesma forma e tamanho do ágata clássico, mas com uma tonalidade de cinza pérola azulado. O lipocromo de fundo, por ausência da fhaeomelanina, deve ser muito luminoso. O bico, patas e unhas, são cor de pela, com a sub-plumagem cor de cinza pérola azulado.


Isabel Opala: Existem nas cores Branco, Amarelo, Vermelho e possibilidade do factor


Marfim.


Nestas aves o factor Opala provoca o desaparecimento quase total das estruturas melanicas (fhaeomelanina e eumelanina castanha), fazendo parecer uma ave lipocromica, só algumas pessoas mais experientes serão capazes de distinguir alguns vestígios melanicos no manto e sub-plumagem, somente nas remiges poderá adivinhar-se alguns vestígios de fhaeomelanina.




TABELA DE CRUZAMENTOS

Macho Opala X Fêmea Opala

50% Machos Opala

50% Fêmeas Opala

Macho Opala X Fêmea não Opala (homozigótica) ou vice-versa



50% Machos P/ Opala

50% Fêmeas P/ Opala

a) Macho Opala X Fêmea portadora de Opala ou vice-versa



25% Machos Opala

25% Fêmeas Opala

25% Machos P/ Opala

25% Fêmeas P/ Opala

b) Macho portador de Opala X Fêmea portadora de Opala

12,50% Machos Opala

12,50% Fêmeas Opala

12,50% Machos não Opala
12,50% Fêmeas não Opala


25% Machos P/ Opala

25% Fêmeas P/ Opala



a) Não é aconselhável fazer este cruzamento, porque não conseguimos distinguir os portadores dos homozigoticos. Também não é aconselhável pelos menos motivos cruzar um portador com um não Opala


b) Neste cruzamento apenas devemos aproveitar os 25% de Opalas puros, dado que nos restantes, pelo mesmo motivo apresentado anteriormente, não distinguimos os portadores dos homozigoticos.


Por: José Ferreira

Juiz OMJ

Reggio Emilia - Pintassilgos